A manutenção e a perda de peso depende daquilo que comemos, bem como quando o fazemos. A ingestão de pequenas e corretas refeições, adequadas em calorias e nutrientes, é uma ótima estratégia para esse efeito.
A razão pela qual defendo que se deve consumir pequenas refeições ao longo do dia, prende-se com o facto de:
- Acelerar o metabolismo
Metabolismo é a quantidade de calorias que o organismo é capaz de queimar por dia. Se o metabolismo for baixo, o organismo queima poucas calorias, se for alto queima muitas. Então, ao fazer pequenas e várias refeições ao longo do dia, o organismo terá de gastar energia para o digerir. Por isso ao comer já se gasta calorias.
- Evitar ataques de fome
Ao ficar muitas horas sem comer, além da fome, geralmente, "come-se tudo o que aparece à frente", acabando por comer doces e comidas com muita gordura.
- Manter os níveis de energia altos
No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer verifica-se, ao longo do dia, a sensação de cansaço e moleza, uma vez que o organismo fica privado de energia durante muito tempo. Por isso é fundamental repor os níveis de energia constantemente para que nos sintamos ativos durante o dia.
- Evitar o desgaste muscular
O organismo necessita de receber aminoácidos (proteínas) provenientes da alimentação ou dos nossos músculos. Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente a receber nutrientes para o músculo, mantendo a massa muscular. Ao ficar muito tempo sem comer, os músculos ficam privados de receber aminoácidos essenciais, então capta-os aos músculos, entrando, assim, em estado catabólico, isto é, de destruição muscular. As consequências disso são uma flacidez corporal e um baixo metabolismo.
- Diminuir o armazenamento de gorduras
Comer de 3 em 3 horas evita que o organismo desencadeie o mecanismo de sobrevivência. Quando se fica muitas horas sem comer, a tendência é para comer mais do que aquilo que se necessita, então o organismo armazena parte dessa comida sobre a forma de gordura para quando mais tarde precisar.
- Melhorar a utilização dos nutrientes por parte do organismo
Alimentando pouco e amiúde o corpo provoca um fluxo constante de nutrientes, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia durante todo o dia.
Fazer refeições de 2 em 2 horas não está incorrecto. Se por qualquer razão passado 2 horas já houver fome, então coma, o importante é que não haja fome. Às vezes também devido aos horários tem mesmo que se comer com distância de 2 horas da refeição anterior, para evitar ficar mais que 3 horas sem comer. Não é obrigatório ficar preso às 3 horas entre refeições, o importante é não ficar mais que 3 horas sem comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário