Existem alimentos já confecionados que transmitem a ideia de serem mais naturais e saudáveis, quando, na verdade, são fontes de gordura, açúcar, conservantes e outros componentes que podem arruinar a dieta e a saúde! Muitos dos produtos intitulados saudáveis ou light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo, como o peito de peru ou as bolachas de água e sal.
Estes 8 produtos selecionados são considerados perigosos para a saúde e que precisam de atenção na hora de compra e do consumo.
1. Sumo "natural" em pacote
Estes 8 produtos selecionados são considerados perigosos para a saúde e que precisam de atenção na hora de compra e do consumo.
1. Sumo "natural" em pacote
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a
maioria dos sumos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo. A melhor opção é sempre preferir fazer o sumo de fruta natural, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento.
2. Lanche natural

3. Iogurte com sabor
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas... No entanto nem sempre o sabor é da fruta natural e sim de aromatizantes artificiais. Emboras muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), apresentam uma quantidade de açúcar muito elevada. Assim sendo, o consumo deve ser moderado, já que o açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicerídeos, entre outros problemas.
4. Cereal sem açúcar
Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar, o que, de facto, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. O teor de sódio em cada porção deve ficar abaixo de 150 mg, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço.
5. Bolacha de água e sal

6. Barra de cereal
Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche. É fundamental ler o rótulo alimentar, uma vez que estas devem conter entre 1 a 7 gramas por barra, para não aumentar o índice glicémico e não contribuir para o acúmulo de gordura.
7. Fiambre peito de peru e Atum em lata

8. Sopa em pacote
A sopa em pacote, para além de ser pobre em nutrientes, é um dos produtos mais ricos em sódio, alguns contendo quase 1 grama por porção, sendo a recomendação diária de sal 4 a 6 gramas diárias.
O atum é melhor o conservado em óleo,por causa da alta concentração de mercúrio.
ResponderEliminar