quarta-feira, 4 de março de 2015

Nutrição vs Desporto

No desporto, a alimentação e a nutrição têm vindo a ser alvo de maior enfoque, uma vez que são fundamentais para a saúde, em geral, e para o desempenho desportivo, em particular. 
A prática desportiva implica alterações das necessidades nutricionais dos desportistas e uma boa alimentação vai proporcionar ao atleta a expressão máxima do seu potencial. 

Assim, é necessário que todos os profissionais da área do desporto possam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre temas relacionados com a alimentação e a nutrição.

Tanto para o ganho de massa corporal magra, eliminação de gordura, fortalecimento muscular ou manutenção, para além do treino, a alimentação é de extrema importância para qualquer um desses objetivos, pois sem ela, os resultados geralmente não vêm.


Quando o objetivo é o emagrecimento, a dieta deve ter um valor calórico reduzido, porém deve continuar rica em proteínas e hidratos de carbono complexos de absorção lenta (cereais integrais e derivados, vegetais e leguminosas), pois a redução acentuada de fontes de energia fará com que o sustento do corpo sejam os músculos, levando à redução dos índices de força.

A alimentação deve ser programada para ingerir pequenas quantidades de alimentos de 3 em 3 horas e evitar fast-foods, massas gordurosas, refrigerantes e doces. A título de exemplo, quem pratica musculação para emagrecer, deve investir nas frutas, legumes e verduras, carnes magras, laticínios desnatados e cereais integrais.

Quando o objetivo é o ganho de massa muscular, a disciplina deverá ser a mesma e a quantidade de calorias maior do que se gasta senão não há ganhos. Mas, não é porque o indivíduo quer ganhar massa muscular que pode comer tudo o que quiser, afinal, se ele fizer isso poderá até aumentar o peso total e ganhar muita gordura corporal, o que não é o que se pretende. Então, as diferenças estão na quantidade de alimentos e na divisão dos nutrientes. Por exemplo, neste caso aconselha-se o consumo de mais gorduras boas, nomeadamente frutos secos, azeite, peixes gordos (salmão, sardinha) e mais hidratos de carbono complexos (pães, cereais, massa e arroz integrais).

Quando se deseja o fortalecimento muscular ou a manutenção do peso, aplicam-se as regras de reeducação alimentar e alimentação saudável. Uma dieta saudável é baseada na pirâmide alimentar: variedade no consumo dos grupos alimentares, dieta colorida, diminuição dos grupos de gorduras e açúcares, etc.

Então, uma alimentação adequada ao tipo de treino fará uma grande diferença, pois ajudará a alcançar os objetivos de uma forma mais proeminente e, consequentemente, trará mais motivação para continuar com este estilo de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário