segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DICA 6: Mastigue lentamente

Mastigar lentamente até os alimentos se liquefazerem é uma das minhas recomendações mais importantes. Saboreie realmente cada porção de comida que leva à boca. Sinta a textura e capte o sabor daquilo que está a comer. É quando a saliva entra em contacto com os alimentos, à medida que estes vão sendo mastigados, que se inicia o processo digestivo. Os alimentos mastigados passarão então mais facilmente pelo aparelho digestivo, e com uma ingestão máxima de nutrientes.


Para além da dica alimentar, deixo-vos uma outra em forma de exercício, tal como fiz na DICA 1.

Qualquer tipo de exercício deve ser confortável para a sua coluna e para as suas articulações, portanto, faça o que é bom para a sua anatomia de forma a respeitar a sua capacidade física.

O ABDOMINAL PRANCHA é excelente para o fortalecimento da musculatura do abdómen e da região lombar, sendo que, devido às suas características isométricas (isento de movimentos) é fácil e simples de ser executado em qualquer local e por qualquer pessoa saudável. 

Posição inicial: deitado com a barriga para baixo, apoie-se sobre os joelhos, a ponta dos pés e os cotovelos, paralelos um ao outro. Contraindo os músculos do abdómen, do torso e nádegas, retire os joelhos do chão, formando com o corpo uma linha reta. Mantenha-se nessa posição.


Relativamente à mecânica da carga de esforço vai desde o tempo máximo nas repetições até a carga com intervalos (30 segundos de exercício e 10 segundos de pausa), tentando fazer mais repetições.

Sem comentários:

Enviar um comentário