sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alimentação e férias infantis: controlo dos pais é fundamental!

O fim do ano chegou e com ele as férias escolares. Para quem é pai e mãe, é uma delícia ter os filhos em casa, usufruindo de descanso e diversão. Porém, quando iniciam as férias, inicia também a maior liberdade de comportamentos, nomeadamente os alimentares, havendo um maior consumo em termos de variedade e quantidade de alimentos.

Conforme o Dr. Alexander Gomes de Azevedo, especialista em Nutrologia e diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia (ALAN), com o período de final de ano e férias, as crianças aumentam o consumo de alimentos ricos em açúcar, sal, gorduras saturadas e farinha refinada.

Bolos, doces, salgadinhos e refrigerantes: controle acima de tudo

“Neste grupo estão bolos, doces, salgadinhos e refrigerantes. Muitas vezes as crianças trocam almoço ou jantar por lanches. Além disso as crianças dormem mais e praticam menos atividades físicas, que geralmente fazem na escola de duas a três vezes por semana e ficam mais tempo no computador e nos videojogos”, afirmou o médico.

Entre os alimentos que precisam ser controlados pelos pais neste período são os industrializados, ricos em açúcar, e com gordura saturada, de acordo com o especialista. “Bolachas recheadas, biscoitos, pão branco, achocolatados comuns, bolos, doces, chocolates de leite, gelados, refrigerantes, massa instantânea, fritos, entre outros”, frisou o nutrólogo.

Ele ainda explicou o porquê. “Esses alimentos são ricos em calorias e praticamente destituídos de nutrientes (vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, proteínas e gorduras de boa qualidade, como é o caso do omega-3). Isso favorece o ganho de peso, além de deixar o organismo da criança com deficiência de um ou mais nutrientes, que é conhecido como ‘fome oculta’, que a longo prazo favorece também o aparecimento de doenças”, salientou o médico. Dentre os problemas mais graves que podem surgir, o doutor destacou a obesidade infantil como o que mais atinge as crianças devido ao consumo exacerbado de alimentos.

O segredo é moderar, não excluir

O Dr. Alexander enfatizou, porém, que todos os grupos alimentares devem estar presentes na alimentação das crianças. “Os pais devem oferecer aos seus filhos todos os grupos de alimentos nas principais refeições: proteínas (carnes, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, soja, etc.), hidratos de carbono complexos ou de baixo índice glicémico (frutas, verduras, legumes, cereais integrais, pão, massa e arroz, todos integrais, gorduras boas (peixes, azeite de oliva extra-virgem, óleo de linhaça). Com a chegada do período mais quente do ano, os pais devem aumentar a oferta de água, sucos naturais e frutas para evitar desidratação”, disse.

E, na verdade, não é só o período de férias que exige mais atenção relativamente à alimentação dos mais novos. As orientações, conforme o médico, precisam ser seguidas durante todo o ano, fazendo com que as crianças adquirem novos e saudáveis hábitos alimentares, que são importantíssimos para o seu desenvolvimento físico e mental.

“O prato da criança deve ser colorido e ‘divertido’. Claro que as guloseimas podem estar presentes, mas em quantidade limitada, pois gelados, sanduíches, refrigerantes, doces e bolos, fazem parte desta etapa da vida”, afirmou o doutor.

E alternativas de cuidado com as crianças são viáveis para reforçar ainda mais os laços de afetividade com os seus filhos. Não devemos esquecer do incentivo à prática de atividades físicas e recreativas, que é importante para toda família, pois os pais terão a oportunidade de interagir mais com os filhos. 


A saúde do seu filho depende principalmente de você, quem ama, cuida. Não basta ser pai e mãe, têm que participar e de forma saudável!

Sem comentários:

Enviar um comentário