quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mitos da nutrição no desporto | Multivitamínicos e Antioxidantes

Todos temos uma ligação sentimental muito forte com a alimentação, contudo o facto de comermos todos os dias não nos faz saber mais de nutrição. Aquilo que sabemos sobre nutrição é apenas como utilizadores, que uma salada é mais saudável que uma pizza, porque sim... 

De acordo com um estudo efetuado por um grupo de investigadores nutricionistas em 300 atletas portugueses, que representam Portugal em 13 modalidades diferentes sobre "qual a prevalência do uso de suplementos nutricionais", verificou-se que 2 em cada 3 atletas usam suplementos nutricionais. O suplemento mais usado foi o multivitamínico. 
Tem-se a ideia que o atleta precisa muito mais de multivitamínicos: ERRADO! Uma alimentação saudável e equilibrada não necessita de ser suplementada com comprimidos! Muitos tomam-nos com a ideia que vão ter mais energia e NÃO É VERDADE! Ou que lhes vão abrir o apetite, MENTIRA! Mas há algum problema em tomar suplementos vitamínicos e minerais? Se apenas tomar o multivitamínico NÃO, o problema pode surgir quando se ingerem mega doses de um só suplemento, por exemplo de zinco que podem inibir a absorção de cobre... Mas a solução é muito simples, passa pelo consumo regular e abundante de hortícolas e vegetais. O consumo de sopa às duas refeições satisfaz grande parte deste pedido.


Neste estudo analisou-se também que cerca de 40% dos atletas consumiam suplementos antioxidantes. Estes têm a ideia que durante o exercício físico se produzem antioxidantes que causam dano muscular e fadiga. Beneficiam alguma coisa com isso? NÃO, não há estudos que indiquem que suplementos antioxidantes melhorem a performance. Descobriu-se recentemente que são esses mesmos oxidantes que os fazem adaptarem-se e tornarem-se mais fortes. O exercício físico é uma agressão, não é saudável, desidrata, inflama, oxida... No entanto, a recuperação do exercício, essa sim é saudável, quando existe uma agressão respondemos adaptando-nos e ficamos mais fortes e adaptados ao exercício físico. O papel dos oxidantes está presente nesse fortalecimento, são eles que ordenam o fortalecimento e adaptação ao estímulo. Portanto, se bloquearmos tomando mega doses de antioxidantes vamos bloquear a adaptação ao exercício, regenerar pior o músculo, ter menos enzimas antioxidantes, menos sensibilidade à insulina e capacidade aeróbica diminuída. Portanto, não usem suplementos antioxidantes, prefiram alimentos ricos em antioxidantes, como por exemplo a laranja de manha, à tarde e à noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário