segunda-feira, 6 de abril de 2015

A força da vitamina D

A vitamina D está associada à regulação do metabolismo ósseo e prevenção de algumas patologias, pelo que apresenta uma forte associação com muitos processos biológicos.

A principal fonte desta vitamina é grátis, cerca de 80% advém da exposição solar sem filtros (protetores solares), uma vez que estes impedem que seja metabolizada. Segundo o pesquisador e endocrinologista norte-americano Michal Holick, para a absorção ideal de vitamina D, a exposição solar varia segundo a hora do dia, a estação do ano, a pigmentação da pele e tantos outros, aconselhando à exposição de aproximadamente 15 a 20 minutos entre as 10 e 14 horas.

- Pessoas de pele clara: 10 a 15 minutos
- Pessoas de pele escura: 20 minutos
- Pessoas idosas: 30 minutos

Os restantes 20% provém da alimentação, sendo esses de origem animal. As fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais.

Principais fontes alimentícias de vitamina D

Principais funções da vitamina D e impactos no organismo

- Auxilia a função neuromuscular

Regula o funcionamento neuromuscular e os impactos da síntese de proteína no organismo. Poucas concentrações desta vitamina causam perda da massa muscular.

- Imprescindível para o sistema imunológico

Encontra-se associada a algumas funções vitais que possibilitam a evolução do treino, nomeadamente o metabolismo dos hidratos de carbono, na regulação da insulina, hormona responsável pela capacidade das células digerirem eficazmente o açúcar do sangue. Auxilia também na regulação do sistema imunológico, evitando doenças autoimunes, aquelas em que o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

É difícil estabelecer uma dose diária recomendada para a vitamina D, dada a influência da exposição ao sol e de fatores ambientais, como latitude, estação do ano, hora do dia e de fatores relacionados ao próprio indivíduo e respetivos hábitos. Pessoalmente, afirmo que tudo o que é consumido a mais ou a menos não é saudável, por isso atenção às doses e à exposição solar, pois níveis irregulares desta vitamina podem afetar a força muscular, tendo uma influência direta com a fadiga, cansaço e vontade em realizar o treino ou qualquer outra atividade, resultando na consequente perda de massa muscular.

- Défice vitamina D pode causar acumulação de gordura muscular

- Vitamina D e saúde óssea

A maioria dos suplementos de cálcio contém na sua composição vitamina D, uma vez que promove a absorção de cálcio e ajuda a manter a concentração do mesmo no sangue, bem como a mineralização dos ossos. Os ossos têm uma influência direta no movimento muscular, por isso ossos fortes, músculos fortes.

É fundamental o aconselhamento de profissionais médicos, quer pratique ou não atividade física, uma vez que as doses recomendadas são individualmente distintas.

Sem comentários:

Enviar um comentário