terça-feira, 14 de abril de 2015

Alimentos gordos travam a velocidade do cérebro

Existem inúmeras razões para diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e colesterol. E, sendo isto verdadeiro em qualquer idade, é especialmente importante durante a infância, quando o metabolismo está em pleno desenvolvimento. Agora, um trabalho científico realizado na Universidade do Illinois (EUA) vem trazer novos motivos para cortar com o consumo regular dos chamados lípidos: quanto mais gordura estiver presente no prato das crianças, menos ágil é o seu cérebro.
Os investigadores norte-americanos chegaram à conclusão de que ingerir frequentemente alimentos como hambúrgueres, batatas fritas, pizzas e outras opções rica em gordura e colesterol causa uma espécie de ‘arrefecimento’ nas capacidades de raciocínio e memória.
Para o estudo, foram recrutadas 150 crianças entre os sete e os dez anos, tendo-lhes sido oferecido um jogo que envolvia aprender um padrão determinado, inserido num conjunto de cores e formatos. O exercício tinha sido criado para testar a flexibilidade cognitiva, ou seja, a nossa capacidade de mudar o foco de atenção, selecionar informação e alterar as nossas respostas ou estratégias para responder a desafios em constante mudança. Por outras palavras, as capacidades de raciocinar e agir adequadamente, à medida que as coisas nos acontecem.
“A flexibilidade cognitiva é importante, uma vez que diz respeito à capacidade de mudar de perspetiva na vida quotidiana – por exemplo, abordar um problema a partir do ponto de vista de terceiros, ou de uma perspetiva diferente. E também implica ser suficientemente maleável para fazer ajustamentos”, referem os investigadores num artigo publicado no jornal científico “Appetite”.
O desempenho das 150 crianças do estudo foi comparado com as informações sobre as suas dietas, através de um questionário preenchido em família. “As crianças que consumiam diariamente alimentos mais ricos em gorduras saturadas apresentaram desempenhos mais fracos na tarefa proposta, a qual requeria um nível significativo de flexibilidade cognitiva”.
Para além disso, pode ler-se no relatório do estudo, o aumento do consumo de lípidos e colesterol está relacionado com maiores dificuldades em desempenhar várias funções cerebrais em simultâneo. “Estes resultados são dos primeiros a indicar que as crianças que têm uma dieta rica em gorduras saturadas e colesterol têm mais dificuldades em adaptar as suas capacidades e operações cognitivas, particularmente quando são confrontadas com desafios complexos”.
Escrito por Maria José Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário